Blog

Como inserir a lã de PET em projetos arquitetônicos?

Você é arquiteto, mas não sabe qual material acústico especificar na hora de elaborar uma proposta ao seu cliente? Você já especificou algum material acústico, porém após a instalação percebeu que não obteve o conforto acústico esperado? Gerou um ambiente com um som abafado demais (excesso de absorção) ou com reverberação excessiva (absorção sonora insuficiente)? Isso é mais comum do que parece, pois nós arquitetos não estudamos a fundo sobre conforto acústico durante a faculdade, são poucos cursos de graduação que dedicam uma disciplina específica para este tipo de conforto. Assim, pegamos o diploma com pouco conhecimento sobre este nicho que pode ser muito rentável e vem crescendo cada vez mais, aliando o conforto e a estética dos diversos materiais acústicos disponíveis no mercado.

Neste artigo trouxemos especificações de materiais que podem ser aplicados em diferentes locais (piso, parede e forro) nos mais diversos tipos de ambiente, como escolas, estúdios musicais, hospitais, escritórios, ginásios poliesportivos, auditórios, bares, restaurantes, boates, teatros, templos religiosos, dentre outros. Todos os materiais apresentados são desenvolvidos pela EcoFiber que fabrica e comercializa soluções inovadoras e sustentáveis através de produtos feitos 100% de lã de PET. As fibras de poliéster são provenientes da reciclagem de garrafas PET com processo de produção livre de água e sem adição de produtos químicos, sendo 100% reciclável. Além das propriedades acústicas, os produtos também auxiliam no:

  • Conforto térmico,
  • São resistentes à água
  • Não retêm umidade
  • Não empenam
  • São leves
  • Não proliferam fungos
  • Não propagam chamas (Classe II-A)
  • Dispensam o uso de EPI’s em seu manuseio
  • São hipoalergênicos

Então, vamos conhecer onde podemos aplicar a lã de PET em projetos arquitetônicos, seguindo as linhas de produtos da EcoFiber.

Linha CEILING – Painéis termoacústicos para forro modular


A linha de forro da EcoFiber é formada por placas com dimensão padrão de 1245mm x 622mm ou 622mm x 622mm, são leves, ou seja, não sobrecarregam a estrutura existente e possuem espessura de 20 e 25mm, sua densidade varia de 36kg/m³ a 45kg/m³. É instalado com perfis metálicos, permitindo fácil acesso às instalações sob o teto estrutural e garantindo durabilidade, fácil instalação e manuseio. Também reduz a carga térmica auxiliando no isolamento térmico e não retém umidade, podendo ser instalado embaixo de telhados e se adapta facilmente às instalações elétricas e hidráulicas, eliminando pontos de fuga acústicos. Seu NRC varia entre α = 0,5 a 0,57 a depender da espessura.

Há vários padrões de acabamento com diferentes cores e texturas. O padrão Nature mostra realmente a textura natural do material e possui uma absorção média NRC, α = 0,5, com 25mm de espessura em duas cores branco e preto. O padrão Stone inclui uma película de PVC também nas cores preto e branco e com uma textura rugosa com semibrilho semelhante a um acabamento chapiscado ou tipo bico de jaca feito em alvenarias, com 25mm de espessura também, já o NRC α = 0,57. O Matte White, possui a mesma espessura e absorção sonora do padrão Stone, porém sua textura é mais lisa, também com semibrilho que se assemelha a um forro de gesso comum e com uma cor branco neve. Então, caso você deseje um forro branco numa textura mais lisa com menos rugosidade, você pode usar o Matte White em ambientes hospitalares, clínicas e consultórios, por exemplo.

Já a linha Print possui texturas mais diversificadas como a Blocks inspirada no lego, aqueles blocos de montar coloridos, combinam com ambientes lúdicos infantis, como uma sala de brinquedos de uma creche ou em escolas, possui α = 0,5 e 20 mm de espessura. Também há a textura Dots com um efeito 3D com profundidade, tornando o forro um elemento de maior destaque no ambiente; a Marble inspirada no mármore carrara, para ambientes com estilo de decoração clássico, como em igrejas, templos e bancos; e Cement com acabamento de cimento queimado cinza, para locais que remetam o estilo industrial, como galpões industriais, casas noturnas, escritórios, lanchonetes, entre outros ambientes.       

EcoFiber Ceiling

Linha WALL – Mantas para isolamento térmico e acústico

A manta de poliéster EcoFiber Wall quando adicionada a um sistema construtivo gera um maior isolamento térmico e acústico. Pode ser utilizada como o miolo de sistemas como: Drywall, Steel Frame, Wood Frame e similares. O teste de atenuação de ruído foi feito com Drywall com isolamento EcoFiber Wall de 73mm de espessura final e 23kg/m², obteve-se de isolamento sonoro Rw = 40 dB. Sendo superior a sistemas convencionais de construção como alvenaria de tijolo 6 furos, blocos de concreto e blocos de concreto celular encontrados no mercado.

Além de contribuir com a preservação da natureza, pois é termofixada, ecologicamente correta e totalmente reciclável, podendo ser especificada em empreendimentos que buscam adquirir selos de sustentabilidade com certificação ambiental de edificações como: LEED, AQUA, HQE, Casa Azul + CAIXA, entre outros. Além de ser a única lã de PET aprovada pelo PBQP-H no Brasil em conformidade com a norma ABNT NBR 16832:2020.

Pode ser entregue em rolos de comprimento: 12.500mm ou 25.000mm, e largura: 400mm, 600mm ou 1.200mm; ou em placas com comprimento padrão de 1.200mm e largura 600mm. Ambos para perfis de 48, 70 e 90mm.

EcoFiber Wall

Linha HYDRO – Mantas para isolamento de tubulações

Para atenuar o ruído de tubulações hidrossanitárias, gerado pela passagem de água na tubulação, temos a manta EcoFiber Hydro que também é 100% composta por fibras de poliéster, possui densidade de 10kg/m³ e duas opções de espessura 50 e 75 mm. Ela vem embalada em rolo, o comprimento padrão é de 25m e a largura depende da bitola da tubulação que você irá envolver, há três opções de largura padrão: 40, 60 e 120 cm. No encontro entre uma manta e outra deve haver uma sobreposição mínima de 5cm para evitar a fuga acústica de ruídos e para fixa-la na tubulação pode utilizar a cinta plástica ou o arame galvanizado.

Assim como os demais, é um material Classe II-A de propagação de chamas, resistente a água e não prolifera fungos. Adapta-se fácil às instalações hidráulicas, não sofre deformação e não cede com o tempo, além de ser não corrosivo, atóxico e dispensa o uso de EPI para o seu manuseio, facilitando a sua instalação. Em condomínios e em edifícios comerciais é comum surgir ruídos oriundos das prumadas de águas pluviais, esgoto sanitário, válvulas de descarga, escoamento de água de chuveiros, banheiras e duchas, os quais podem ser amenizados com a aplicação desta manta.

EcoFiber Hydro

Linha FLEX – Mantas para isolamento térmico em dutos de ar-condicionado

Focando mais nas propriedades térmicas da lã de PET, auxiliando no isolamento térmico e funcionando como barreira de vapor em dutos de ar-condicionado, também aplicada em telhados, lajes inclinadas ou planas, forros e coberturas em geral, tem-se a linha EcoFiber Flex. Este é um produto prático e versátil para quem deseja economizar energia devido a redução de perda de carga térmica. Possui uma face metalizada termofixada, seu comprimento padrão é de 12,50m e 25,00m, largura de 1,20m e resistência térmica de 1,08 e 1,23 m²k/w.

Para instalação em dutos de ar condicionado é necessário um transpasse de 25mm, espessura do material fibroso, as juntas devem ser seladas com fita autoadesiva aluminizada em toda a sua extensão e cintas plásticas devem auxiliar na fixação da manta ao redor do duto.

Para instalação em telhados, a manta deve ser aplicada com a face metalizada voltada para cima, pois é gerada uma barreira radiante que dificulta a passagem do calor por radiação das ondas eletromagnéticas do sol, melhorando o conforto térmico no interno do ambiente abaixo da cobertura. Logo, pode ser aplicada em residências, edifícios residenciais e empresariais, galpões, galerias, academias, ginásios esportivos, aeroportos, entre diversos outros ambientes.

EcoFiber Flex

Linha FLOOR – Manta para tratamento do ruído de impacto

Para aplicar no piso, tem-se a manta Floor que auxilia no isolamento acústico para ruído de impacto, gerado com a queda de objetos, caminhar de pessoas, arrastar de móveis, crianças brincando, marteladas na parede, dentre outros, provocando a vibração dos elementos construtivos da edificação. Para garantir redução de ruído de impacto a manta deve ser colocada entre a laje e o contrapiso, possui comprimento de 30,00m, largura de 1,25 e 1,90m e espessura de 8mm. É composta por 100% poliéster com película plástica de proteção termofixada e cada bobina acompanha 01 rolo de fita adesiva para auxiliar na instalação.

Este sistema de contrapiso flutuante alcança o nível superior da norma de desempenho, a ABNT NBR 15.575-3, para sistema de piso de áreas de uso coletivo (academia, home theater, salão de festas, sala de jogos, banheiros e vestiários coletivos, cozinhas) sobre unidades habitacionais autônomas. Em ensaio realizado pelo laboratório da UFSM de acordo com as normas ISO 140-7 e ISO 717-2 o sistema composto por porcelanato + contrapiso 4cm + laje maciça 12cm, obteve um L’nT,w = 51 dB, sendo instalado de acordo com as orientações do manual de instalação. Assim, é indicado para empreendimentos multipavimentos que necessitam de um isolamento acústico para não serem incomodados com ruídos externos e para não incomodar os vizinhos, caso gere impacto diretamente no piso, como em estúdios musicais, academias, salas de aula de dança, residências, entre outros.

EcoFiber Floor

Linha SOUND – Painéis para tratamento térmico e acústico de ambientes

Se você precisa de um material acústico de alta performance que atenue ruído de geradores, casa de máquinas e possa compor venezianas acústicas, a linha Sound da EcoFiber é a ideal. Esse material também é indicado para cinemas, aeroportos, auditórios, ambientes de ensino, igrejas, bares, teatros, coworkings, atenuadores acústicos, dentre outras aplicações.

São painéis com tratamento acústico e térmico para ambientes com altos níveis de ruído e bastante reverberantes que necessitam de alto desempenho de absorção sonora. São 100% compostos por lã de PET com placas de 1.200mm por 600mm e espessura de 25mm, 50mm e 100mm. A absorção sonora média (NRC) varia entre 0,70 a 0,85, o valor de α, a depender da sua densidade.

Além disso, também auxilia no tratamento térmico, reduzindo a propagação da temperatura entre ambientes. Podendo ser aplicado: colado na parede e no forro, encaixado no vão entre a laje e a fachada em pele de vidro, vedando esse contato entre os pavimentos e auxilia na questão de propagação de chamas, é um material Classe II-A. Ou também aplicado suspenso na vertical como um sistema de baffles. Essa solução de baffle é interessante quando você necessita de muita absorção sonora, porém possui pouca área disponível para aplicar o material. Com o material na vertical, as duas faces ficam expostas ao ruído e absorvem as ondas sonoras em ambos os lados. Isso pode ser aplicado em galpões, ginásios poliesportivos, ambientes que possuam um grande volume, consequentemente, uma elevada reverberação e que exijam uma grande quantidade de material de absorção para reduzir os níveis de ruído interno.

Há 2 padrões de cores: o Sound, na cor branca e o Sound P, na cor preta.

Assim, podemos perceber que para obter um ambiente acusticamente saudável não é difícil. Apenas com a lã de PET da EcoFiber podemos nos proteger de ruídos indesejados propagados pelo ar e pela vibração dos elementos sólidos da edificação, garantindo o conforto acústico interno com a redução do ruído. Além de contribuir com a preservação do meio ambiente ao utilizar um produto sustentável, 100% reciclado e reciclável e que reduz o consumo de energia elétrica, pois atua como isolante térmico, melhorando o conforto térmico da edificação. Caso necessite de dimensões de produto e densidade diferentes das citadas para projetos especiais, entre em contato com o representante da EcoFiber mais próximo e verifique a disponibilidade de novos formatos e gramaturas.

EcoFiber Sound

A EcoFiber está há anos no mercado oferecendo soluções sustentáveis para tratamento acústico e térmico, sendo uma parceira essencial para profissionais que desejam especificar materiais de LÃ DE PET para seus projetos.

Quer saber mais sobre as linhas de produtos? Entre em contato com o nosso time comercial para conhecer as inúmeras possibilidades de tratamento acústico!

Receba nossas novidades por e-mail

Não se preocupe, seus dados estão
seguros.
Não enviamos SPAM.

Blog

Ver todos
Como inserir a lã de PET em projetos arquitetônicos?

Como inserir a lã de PET em projetos arquitetônicos?

Você é arquiteto, mas não sabe qual material acústico especificar na hora de elaborar uma proposta ao seu cliente? Você já especificou algum material acústico, porém após a instalação percebeu que não obteve o conforto acústico esperado? Gerou um ambiente com um som abafado demais (excesso de absorção) ou com reverberação excessiva (absorção sonora insuficiente)?...

Leia mais
Nova Patente Ecofiber - Fibras compósitas retardantes a chamas

Nova Patente Ecofiber - Fibras compósitas retardantes a chamas

Um marco na indústria têxtil: Ecofiber recebe patente por inovação.

Leia mais
A importância do Silêncio no ambiente de trabalho

A importância do Silêncio no ambiente de trabalho

Você sabe o quão importante é ter um ambiente de trabalho silencioso?

Leia mais
@ecofiber_oficial