Blog

Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído - INAD

Hoje, 27 de Abril é o Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído, do inglês "International Noise Awareness Day", também conhecido pela sigla INAD.

Foi criado em 1996, nos Estados Unidos, pela "League for the Hard of Hearing" hoje Center for Hearing and Comunication – CHC, a fim de promover o evento mundial de conscientização sobre os efeitos nocivos do ruído na audição, saúde e qualidade de vida.

“Milhões de adolescentes e jovens correm o risco de perda auditiva devido ao uso inseguro de dispositivos de áudio pessoais e exposição a níveis sonoros prejudiciais em locais como boates, bares, shows e eventos esportivos”, afirmou Bente Mikkelsen, diretora do Departamento de Doenças Não Transmissíveis da OMS.

Mikkelsen acrescentou: “O risco é intensificado, pois a maioria dos dispositivos de áudio, locais e eventos não oferecem opções de audição seguras e contribuem para o risco de perda auditiva. O novo padrão da OMS visa proteger melhor os jovens enquanto desfrutam de suas atividades de lazer.”

Mais de 1 bilhão de pessoas com idade entre 12 e 35 anos correm o risco de perder a audição devido à exposição prolongada e excessiva a música alta e outros sons recreativos. Isso pode ter consequências devastadoras para sua saúde física e mental, educação e perspectivas de empregos. 

Com isso, a OMS (Organização Mundial da Saúde) determinou 6 novas recomendações para limiar o risco de perda auditiva:

  1. Nível sonoro máximo de 100 decibéis;
  2. Monitoramento e registro de níveis de som usando equipamento calibrado por pessoal designado;
  3. Otimizar acústica do local e os sistemas de som para garantir uma qualidade de som agradável e uma audição segura;
  4. Disponibilizar proteção auditiva individual para o público, incluindo instruções de uso;
  5. Acesso a zonas de silêncio para as pessoas descansarem os ouvidos e diminuírem o risco de danos auditivos;
  6. Formação e informação para os trabalhadores;

O novo padrão foi desenvolvido sob a iniciativa Make Listening Safe, da OMS, que busca melhorar as práticas de escuta, especialmente entre os jovens, com base nas evidências mais recentes e consultas com várias partes interessadas, incluindo especialistas da Organização, governos, indústria, consumidores e sociedade civil.

Gostou desse conteúdo? Comenta aqui embaixo se ficou alguma dúvida! Nossa equipe técnica em acústica está apta para lhe atender! 

(Fontes: OMS, https://www.paho.org/, ProAcústica)

Receba nossas novidades por e-mail

Não se preocupe, seus dados estão
seguros.
Não enviamos SPAM.

Blog

Ver todos
Como melhorar o isolamento termoacústico de uma construção?

Como melhorar o isolamento termoacústico de uma construção?

Invista em soluções sustentáveis como os produtos EcoFiber, que aliam eficiência e responsabilidade ambiental. Com opções para forros, paredes, telhados e sistemas hidrossanitários, a EcoFiber oferece isolamento térmico e acústico de alta performance, garantindo conforto, economia de energia e redução de ruídos em diversos tipos de construção.

Leia mais
EcoFiber Ceiling Print Blocks: a escolha inteligente para quem busca um conforto acústico com design criativo

EcoFiber Ceiling Print Blocks: a escolha inteligente para quem busca um conforto acústico com design criativo

Forros modulares feitos de lã de PET 100% reciclada, que combinam design criativo e sustentabilidade. Fáceis de instalar, oferecem isolamento térmico e acústico, resistência à umidade e ao fogo, garantindo conforto, segurança e durabilidade. Ideais para ambientes modernos e funcionais.

Leia mais
Como a lã de PET se diferencia das demais lãs minerais?

Como a lã de PET se diferencia das demais lãs minerais?

Quando se fala em tratamento termoacústico, dentre os materiais mais utilizados na construção civil brasileira estão: a lã de PET, lã de rocha e lã de vidro. Diante disso surgem inúmeras dúvidas: Qual é a melhor lã para isolamento termoacústico? Qual lã possui maior absorção sonora? Qual a diferença entre a lã de PET, lã de rocha e lã de vidro?

Leia mais