Você sabia que é muito importante manter uma higiene constante em seu colchão? Ele está sujeito a armazenar poeiras, ácaros e até mofo. Além do suor, e outras impurezas que podem ocasionar em manchas e odores e podem atrapalhar a qualidade do nosso sono. Confira nossas dicas práticas para conservar seu colchão!
Utilize aspirador de pó
O primeiro passo para manter o colchão sempre higienizado é utilizar aspirador de pó. Além de contribuir para a sua assepsia, retirando a poeira e os ácaros, ele reduz as chances de problemas respiratórios ou coceiras indesejadas, bem como prolonga a sua vida útil. Para que ele não danifique o seu tecido, criando bolinhas ou mesmo rasgando-o, a sugestão é utilizar ponteiras macias.
Deixe o colchão “respirar”
As roupas de cama devem ser trocadas semanalmente, pois além de acumular pó e resíduos da pele, pode deixar seu colchão com manchas de suor. Quando for fazer essa troca de roupas, mantenha o colchão o dia todo “sem roupa”, para que ele possa respirar. Preferencialmente erguido para que as espumas também arejem. Cada vez que erguê-lo, lembre-se de, ao baixar, alternar os lados que ficam para cima. Isso faz com que os desgastes sejam uniformes e, ao mesmo tempo, sejam reduzidos.
Evite encostar o colchão na parede
Paredes que separam o quarto do banheiro são fontes diretas de umidade. Assim, a recomendação é que o colchão nunca fique encostado diretamente na parede, pois ele pode ficar molhado e, assim, embolorar. Essa dica vale principalmente para quartos com pouca ventilação e com baixa incidência solar, porque nesses lugares é ainda mais fácil que a umidade permaneça e os ácaros se proliferem. Nesses casos, opte por dispor a cama em uma parede oposta ou próxima à janela e adicione uma cabeceira, que cria uma barreira protetora e favorece na manutenção da higiene do colchão.
Limpeza do colchão à seco
O bicarbonato de sódio é um produto muito versátil para limpar diversos objetos e partes de casa, principalmente superfícies manchadas. Ele altera o pH do colchão, eliminando possíveis manchas e sujeiras.
Você vai precisar de:
-Bicarbonato de sódio;
-Escova de limpeza macia;
-Aspirador de pó;
Como fazer?
-Jogue o bicarbonato de sódio no colchão, priorizando os lugares de maior sujeira;
-Deixe agir por 30 minutos para limpar colchão;
-Esfregue o colchão com uma escovinha e deixe agir por mais 30 minutos;
-Aspire todo o pó do colchão;
-Prontinho!
Gostou das dicas? Envie para alguém que precisa saber disso!
Quando se fala em tratamento termoacústico, dentre os materiais mais utilizados na construção civil brasileira estão: a lã de PET, lã de rocha e lã de vidro. Diante disso surgem inúmeras dúvidas: Qual é a melhor lã para isolamento termoacústico? Qual lã possui maior absorção sonora? Qual a diferença entre a lã de PET, lã de rocha e lã de vidro?
Leia maisVocê é arquiteto, mas não sabe qual material acústico especificar na hora de elaborar uma proposta ao seu cliente? Você já especificou algum material acústico, porém após a instalação percebeu que não obteve o conforto acústico esperado? Gerou um ambiente com um som abafado demais (excesso de absorção) ou com reverberação excessiva (absorção sonora insuficiente)?...
Leia maisUm marco na indústria têxtil: Ecofiber recebe patente por inovação.
Leia mais