Blog

A importância do Silêncio no ambiente de trabalho

O tempo todo nós estamos expostos a ruídos que desencadeiam problemas para a nossa saúde auditiva, desde barulhos de máquinas em empresas até simples conversações do dia a dia.

Algumas pesquisas têm demonstrado que o limite aceitável pelo cérebro humano varia entre 51 e 65 decibéis (dB). Assim estamos frequentemente expostos à poluição sonora, a qual compromete a nossa audição, gerando problemas de curto, médio e longo prazo. O ruído exagerado altera o hormônio Cortisol, responsável pelo estresse, dores de cabeça e mau humor, podendo até mesmo se tornar ansiedade, insônia e depressão.

Um simples barulho em constância pode mudar a forma de tomada de decisões em um ambiente corporativo, também prejudicando a criatividade. O silêncio reduz as distrações, aumentando a concentração, induzindo à boa produtividade. Também sendo importante para manter a comunicação entre os colaboradores clara e eficaz.

Principais problemas desencadeados pelo excesso de barulho:

  • distúrbios do sono (insônia ou sonolência diurna excessiva);
  • aumento do estresse;
  • perda da capacidade auditiva (se a exposição ao excesso de barulho acontecer por mais de 4 horas ininterruptas, por 20 dias, isso pode resultar na perda de 3% da audição);
  • alterações do humor;
  • irritabilidade excessiva;
  • aumento da frequência cardíaca;
  • surdez;
  • zumbido no ouvido;
  • distúrbios digestivos;
  • falta de concentração;
  • pressão alta;
  • dor de cabeça;
  • fadiga;
  • alergias e infecções.

Mas como reduzir os ruídos no ambiente de trabalho?

Para começar precisamos identificar a origem do ruído e tomar medidas para reduzi-lo, entre elas:

- Entre pessoas: Deve-se criar políticas para garantir que todos os trabalhadores mantenham um ambiente tranquilo e silencioso.

- Barulhos do exterior: Além dos equipamentos de proteção individual, também é importante investir em outras soluções, como os indicadores de níveis de ruídos. Estes aparelhos conseguem captar e medir a intensidade do barulho no ambiente e emitem uma luz em diversas escalas de cores, indicando quando os ruídos estão acima do indicado.

Você pode investir em um bom revestimento acústico. Os produtos da Ecofiber são extremamente compatíveis ao seu ambiente de trabalho, construções com nossos produtos deixam seus funcionários livres de ruídos do ambiente de fora. Aqueles barulhos de maquinários, de trânsito, entre outros... As mantas de lã de pet revestem o ambiente deixando-o livre de ruídos indesejados!

Fonte: https://sensonore.com.br/exces...

Receba nossas novidades por e-mail

Não se preocupe, seus dados estão
seguros.
Não enviamos SPAM.

Blog

Ver todos
Nova Patente Ecofiber - Fibras compósitas retardantes a chamas

Nova Patente Ecofiber - Fibras compósitas retardantes a chamas

Um marco na indústria têxtil: Ecofiber recebe patente por inovação.

Leia mais
A importância do Silêncio no ambiente de trabalho

A importância do Silêncio no ambiente de trabalho

Você sabe o quão importante é ter um ambiente de trabalho silencioso?

Leia mais
Tendências de Decoração 2023

Tendências de Decoração 2023

Ano novo, sonhos novos... Nada melhor do que começar o ano com novidades! Pensando nisso, compartilhamos com você uma forma de trazer o novo para dentro da sua casa. Deixe a criatividade rolar e veja algumas alternativas para você montar um ambiente cheio de estilo e aconchego. Confira a seguir, 6 tendências de decorações para trazer o novo ao seu lar.

Leia mais
@ecofiber_oficial